Logo Instituto Barrichello Kanaan
Página inicial > O Instituto

O Instituto

Quem somos

O Instituto Família Barrichello, criado pelo piloto Rubens Barrichello nasceu em 2005 como organização da sociedade civil sem fins lucrativos, para combater à desigualdade e a exclusão social. Desenvolve projetos inovadores capazes de provocar impacto social e mudanças de comportamento bem como gerar novas possibilidades sociais, contribuindo para abrir horizontes de crianças, adolescentes, jovens e idosos. A direção está focada na promoção da ética, da cidadania e do fortalecimento dos vínculos e valores familiares e comunitários.

Atuando em rede com organizações sociais, movimentos e escolas públicas localizadas em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, o Instituto Barrichello desenvolve projetos, promovendo cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo de ações protagonistas. Temos o Esporte, a Atividade Física e o Brincar como ferramenta de transformação que promove educação, desenvolvimento humano e gera qualidade de vida. Em 2016 beneficiamos mais de 2000 pessoas semanalmente em 6 projetos, alcançando 13 comunidades em São Paulo.

NOSSO DNA


Base
Familia é o pilar de estrutura da sociedade e a base de toda a estrutura do Instituto Família Barrichello.

Crença
O esporte tem um poder transformador dentro das famílias e da sociedade.

Missão
Promover o desenvolvimento humano por meio da educação pelo esporte, gerando melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras de baixa renda.

Valores
ÉTICA | EXCELÊNCIA | INOVAÇÃO | UNIÃO | RESPEITO | TRANSPARÊNCIA

Num contexto de desigualdade é urgente promover ética e justiça para garantir equidade social junto aos mais vulneráveis.

“Todos melhor a cada volta” é o lema do nosso fundador. Buscamos a nossa melhor versão a cada dia.

Numa sociedade em constante atualização, buscamos inovação e criatividade constante para promover programas e projetos de alta relevância social.

Nossa atuação considera e acolhe as diferenças e com a união das diversidades, mobilizamos a sociedade em tornos das mudanças necessárias para um Brasil mais justo.

Não é possível tolerarmos a violência contra a criança e o abandono dos idosos, e desafiamos a sociedade a exercer o respeito, a bondade e a fraternidade.

Presamos por uma atuação que tenha base na transparência com todos os parceiros e apoiadores de nossa causa.

EIXOS ESTRATÉGICOS
Desenvolvimento de Programas e ProjetosProdução e disseminação de conhecimentoMobilização e articulação em redeComunicação e Sustentabilidade


OBJETIVOS POR EIXO
Desenvolvimento de Programas e Projetos Esporte e Desenvolvimento humano: Desenvolver programa e projetos de esporte educacional para crianças e adolescentes;
Empoderamento Feminino: Desenvolver ações que reconheçam e promovam oportunidades justas para o gênero feminino;
Família e comunidade: Construir estratégias que fortaleçam valores, vínculos familiares e comunitários junto a crianças e adolescentes;
Jovem Protagonista: Construir meios de preparar jovens para o mercado de trabalho; e Idosos em Ação: Construir projetos que permitam mais saúde e bem estar para idosos.
Produção e disseminação de conhecimento Sistematizar práticas desenvolvidas pelos profissionais da organização;
Disseminar conhecimento em parcerias com outras instituições;
Promover cursos de capacitação para qualificar profissionais;
Mobilização e articulação em rede Articular parcerias junto a organizações da sociedade civil para fomentar políticas públicas que promovam desenvolvimento humano e o fortalecimento das famílias brasileiras;
Ocupar espaços de decisão, visando fortalecer a causa da instituição de fóruns de discussão;
Desenvolver ações de mobilização e ocupação de espaços públicos para divulgar a nossa causa e combater as injustiças sociais;
Comunicação e Sustentabilidade Desenvolver programas para a geração de recursos para as atividades institucionais.
Fortalecer a comunicação e a marca institucional.
Potencializar a relação institucional com todos os parceiros e patrocinadores.

LINHA DO TEMPO