Previous slide
Next slide
Previous slide
Next slide

NOSSA TRAJETÓRIA

Aos 10 anos de idade, Rubinho Barrichello chegou ao kartódromo de Interlagos com seu pai, Rubão. Era um dia muito frio e eles observaram um menino pequeno guardando carros na rua. Rubão sugeriu a ele que doasse seu próprio casaco ao menino.

Na semana seguinte, voltaram ao kartódromo e viram o mesmo menino sem casaco. Sem entender, Rubinho perguntou a ele o motivo. O menino respondeu que, ao chegar em casa naquele dia, seu pai pegou o casaco com o intuito de vendê-lo e comprar drogas. Foi aí que Rubinho, ainda pequeno, decidiu que quando pudesse iria ajudar de alguma forma a combater a desigualdade social.

Nossa trajetória

O QUE FAZEMOS

O Instituto Família Barrichello atua em equipamentos públicos localizados em bairros de alta vulnerabilidade social e econômica, desenvolvendo projetos que promovam a cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo a ações protagonistas.

Tudo é realizado por meio de estratégias para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, projetos que promovem mais saúde e bem-estar, preparação de jovens para o mercado de trabalho e fomento de políticas públicas para o desenvolvimento humano.

COMO FAZEMOS

Além disso, definimos 3 eixos estratégicos inovadores capazes de promover um impacto positivo na sociedade:

Programas
e projetos

DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO

MOBILIZAÇÃO
em rede

Temos 5 programas, a partir dos quais desenvolvemos os nossos projetos:

Esporte e desenvolvimento humano

EMPODERAMENTO FEMININO

família
e comunidade

jovem
protagonista

idosos
em ação

Temos também os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, propostos pela ONU, que nos norteiam em nossas ações.

IMPACTO

+ 0
Pessoas atendidas em 2019
0
Projetos desenvolvidos
0
Núcleos de atendimento
+ 0
Organizações beneficiadas
+ 0
Pessoas atendidas em nossa história

NOSSOS PROJETOS

Sistematização de práticas e relatos

O projeto desafia a equipe do Instituto Família Barrichello a sistematizar as aprendizagens significativas do ano, que agreguem valor e conhecimento ao trabalho desenvolvido. Além disso, os trabalhos passam por análise de uma comissão, e aqueles que obtém o melhor resultado são apresentados em um evento que é realizado em parceria com outras instituições.

Projeto Roda de Conversa

O projeto visa qualificar educadores de ONGS e professores de escolas públicas em educação pelo esporte e educação pautada em valores.

Esporte e cidadania em ação

No Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação as crianças encontram um espaço de desenvolvimento humano pelo brincar e pelo esporte, onde uma equipe técnica formada por educadores e assistentes sociais oferecem um atendimento adequado, fortalecendo vínculo com as famílias e colaborando para a formação cidadã dos adolescentes.

Projeto IBKart

O Projeto IBKart é fruto de um sonho do piloto Rubens Barrichello e tem por intenção estabelecer constantemente um paralelo de reflexão entre guiar um carro em uma pista e guiar a vida no mundo.

NOSSA FAMÍLIA

Para nós, todos que participam de alguma forma do Instituto Família Barrichello fazem parte da nossa família. Quem são eles? As crianças, adolescentes, mães e idosos que se beneficiam dos nossos projetos, levando para dentro de casa os aprendizados que vivenciam, como também todos os envolvidos em fazer acontecer: patrocinadores, doadores, colaboradores, voluntários, parceiros (fornecedores e outras ONGs) e o esporte.

O Instituto Família Barrichello foi escolhido para ser o representante e o porta-voz da REMS (Rede Esporte pela Mudança Social), que é uma família de instituições que acreditam no esporte como fator de desenvolvimento humano e, juntas, realizam mais de 100 mil atendimentos diretos por ano.

Nossa família
Logo REMS
INVESTIDORES SOCIAIS:
PARCEIROS INSTITUCIONAIS:
Brasil Convenios
Laureus
Contábil Jaguaré
Italo
Logo REMS
Águia
Agência MAM
PARCEIROS PÚBLICOS: