Aulão Aberto celebra Dia Internacional da Família

Mais de 120 alunos do projeto Viver Melhor, em Mogi Mirim, participaram da atividade especial 

Mais de 120 pessoas idosas, alunas e alunos do projeto Viver Melhor, marcaram presença no último sábado, 13/05, no Aulão Aberto promovido pelo Instituto Família Barrichello para celebrar o Dia Internacional da Família. A atividade conduzida pela supervisora do projeto e responsável por desenvolver o Método Águia, Cristiane Peixoto, foi aberta à comunidade e aconteceu na Praça Rui Barbosa, em frente à Igreja de São José, na cidade de Mogi Mirim, onde estão instalados quatro núcleos do projeto – Acojamba (Associação Comunitária Jardim Maria Beatriz), Clube São José, Ginásio Maria Paula (Vila Dias) e Ginásio do Tucurão. Além de Cristiane, a gerente Paula Asbahr e os educadores Daniel Capra, Marcelo Floriano, Marcelo Hunger e Thais Posi Bordignon participaram do aulão. 

A data, mundialmente comemorada em 15 de maio, foi instituída em 1994 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de reforçar a estrutura do núcleo familiar e a união entre pessoas que dividem a vida pelo parentesco ou pelos laços afetivos. “A atividade foi muito especial, reunimos os alunos dos quatro núcleos para a comemoração e a ideia foi promover a integração entre eles. Notamos a ansiedade, pois se tratava de um momento diferente do que eles vivenciam no dia a dia. O aulão serve de motivação para continuidade do terceiro ano do projeto”, contou Paula Asbahr, gerente de projetos do Viver Melhor. 

O Método Águia, aplicado no projeto, divide as aulas em quatro etapas: neuromotora, força muscular, cardiovascular e flexibilidade. A metodologia tem como objetivo desenvolver pessoas idosas saudáveis, através de ações que estimulam a melhoria do condicionamento físico. “Ao longo do ciclo, realizamos aulas regulares e sistematizadas para o desenvolvimento integral e a manutenção da independência física para um envelhecimento saudável. Na celebração do Dia Internacional da Família, a aula também foi dividida em quatro partes, porém com exercícios mais simplificados e em um ambiente diferente, o que também despertou o interesse dos alunos. Foi muito positivo”, falou Paula Asbahr. 

O aulão realizado nas escadarias da Igreja São José chamou a atenção do público mogiano, que parou na Praça Rui Barbosa para acompanhar a atividade. A presença de famílias no local realçou o ambiente de afeto e amor. “A integração é fundamental. A proposta do método é que as pessoas envelheçam com recursos para manter a própria autonomia, e estamos colhendo resultados muito satisfatórios. Para mim, estar em Mogi Mirim é sempre especial, pois a cidade está bastante engajada com o Viver Melhor”, afirmou Cristiane, responsável pela implementação da metodologia e especialista sobre processo de envelhecimento. 

Criado em 2005, o Instituto Família Barrichello organiza projetos com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação pelo esporte, gerando qualidade de vida para as famílias brasileiras, sobretudo as de baixa renda. O instituto aposta no poder transformador do esporte dentro das famílias e, por extensão, da sociedade, adotando valores como bondade, cooperação e justiça.