Com pauta especial, Projeto ECA participa da Semana Move 2022

Educandos escolheram brincadeiras realizadas no núcleo em Santa Bárbara d’Oeste; iniciativa teve o slogam ‘Faz do seu jeito’

Com o slogan ‘Faz do seu jeito’, a Semana Move 2022 foi realizada entre os dias 17 e 25 de setembro, reunindo uma série de ações organizadas em prol do respeito à individualidade, da promoção da socialização e da prática de atividades físico-esportivas. A iniciativa é do Isca (sigla em inglês para Associação Internacional de Esporte e Cultura), sob a coordenação do Sesc São Paulo, que é parceiro do Instituto Família Barrichello. No período destacado, todas as atividades do Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação foram ligadas à Semana Move. O objetivo comum foi encontrar um espaço para o desenvolvimento humano em que as crianças pudessem brincar praticando esportes.

O Projeto ECA é uma das ações idealizadas pelo Instituto Família Barrichello, que atua há 17 anos com diferentes programas em organizações sociais, movimentos e espaços públicos localizados em bairros com registros de alta vulnerabilidade social e econômica. Um dos núcleos do projeto está instalado desde o mês de fevereiro deste ano no CIEP Charles Keese Dodson, em Santa Bárbara d’Oeste, no interior paulista, onde todos os dias são realizadas aulas para mais de 100 crianças, divididas em grupos, na faixa etária dos 5 aos 11 anos, das 12h às 16h. Na Semana Move, a pauta foi especial: foram os educandos que escolheram as atividades que desejaram realizar.

“Foi uma semana mais leve, deixamos os alunos escolherem as brincadeiras. No momento da roda de conversa, eles também tomaram a iniciativa de falar. Tivemos jogos com bolas e outras ações lúdicas e de circuitos que se encaixam dentro do nosso planejamento”, contou Brenda Lopes, educadora que atua no núcleo ao lado do auxiliar Rafael Bertelli. “A dinâmica sempre tem uma roda de conversa inicial seguida de atividades de aquecimento, desenvolvimento e aplicação. Depois, encerramos com uma roda de conversa final. A participação das crianças é 100%”, destacou a educadora.

As diferentes modalidades esportivas ensinadas no projeto são, na verdade, ferramentas educacionais por meio das quais os educandos entram em contato com valores como a disciplina, o respeito e o saber ganhar e saber perder. Em paralelo, o Instituto Família Barrichello realiza uma articulação da rede de proteção integral, proporcionando serviços e apoio às crianças e famílias, o que favorece o desenvolvimento saudável de competências pessoais, a boa convivência em grupo e ainda a aprendizagem de habilidades psicossociais e motoras. O trabalho já rende frutos em Santa Bárbara d’Oeste.

“O instituto veio para agregar na educação dos alunos. São aulas diferenciadas, com profissionais comprometidos também com o aspecto emocional das crianças. Isso favorece muito o relacionamento entre elas, com os professores e para a aprendizagem de diferentes modalidades esportivas”, afirmou Viviane Pavan, coordenadora do CIEP Charles Keese Dodson. Desde o início do projeto, Viviane disse que notou avanços tanto na coordenação motora das meninas e meninos, quanto na parte disciplinar dos alunos.

“O impacto existe e nós percebemos isso do ponto de vista comportamental. A linha de trabalho do Projeto ECA caminha na direção do diálogo, do respeito, e eles (alunos) se identificam muito com os profissionais que atuam aqui. É algo que reflete também na sala de aula”, completou a coordenadora.

Mais informações sobre o Projeto ECA, que é financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Caterpillar, podem ser obtidas no site institutobarrichello.org.br, e-mail katia@institutobarrichello.org.br ou pelo Instagram @instituto.barrichello