Esporte Educacional foi tema prioritário em Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

Esporte Educacional foi tema prioritário em Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte

 

Na semana passada, nosso diretor Executivo William Boudakian, esteve representando a REMS – Rede Esporte Pela Mudança Social, da qual o Instituto é a Secretaria Executiva, no Congresso de Gestão do Esporte promovido pela ABRAGESP. Na palestra, que contou com a participação de Tiago Lobo, Secretário Adjunto de Esporte Municipal, e de Marco Aurélio Pegolo dos Santos, conhecido como “Chuí”, Secretário Adjunto do Esporte e Lazer Estadual, William abordou o direito ao Esporte Educacional como prioridade em nossa constituição Federal.

Atualmente, apesar do Esporte Educacional ser prioridade de investimento do Governo Federal, mais de 80% do recurso é destinado ao Esporte de alta performance. Se faz necessária uma inversão de valores, com o objetivo de democratizar o acesso ao esporte, beneficiando as crianças e a população mais vulnerável.

O tema rendeu um ótimo debate, pois com a presença dos secretários municipais e estaduais de São Paulo, a plateia pôde discutir o assunto, cobrando iniciativas que visem garantir este direito.

Para ampliar o acesso às atividades físicas e esportivas, faz-se necessário uma política pública mais estruturada e que pense primeiro nas pessoas que mais necessitam. Atualmente, temos mais de 60% da população brasileira inativa e os gastos com saúde aumentam a cada ano, pois pessoas que não se movimentam e que têm uma dieta com excesso de calorias, elevam as taxas de doenças crônicas não transmissíveis.

Fica o desafio para os gestores e cabe às Organizações da Sociedade Civil cumprirem seu papel, realizando projetos, propagando conhecimento e dialogando com o poder público para melhorar as políticas públicas. É por isso que estamos sempre buscando esses espaços, para garantir que nossa causa seja discutida, levando o esporte às pessoas e utilizando-o como uma forma de transformação social e de compartilhamento de conhecimento.