Esporte, União, Respeito e Comunicação – EURECA

O Projeto Esporte, União, Respeito e Comunicação – EURECA, atualmente realizado na região central de São Paulo, possibilita a inclusão de crianças e adolescentes em atividades esportivas, estimulando o desenvolvimento da cidadania. O esporte ensina valores pessoais, ajuda na socialização através de trabalho em grupo e contribui para a cidadania e respeito às leis, normas e regras.

Podemos citar que o caráter educacional do esporte é inquestionável, ele desenvolve uma série de atributos como disciplina, confiança e liderança e ensina diversos princípios como tolerância, cooperação e respeito. Também ensina o valor do esforço, a ganhar, a perder, a trabalhar em equipe e compartilhar.


O Instituto Família Barrichello estabeleceu uma parceria com o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) do centro de São Paulo para atender um público de 6 a 14 anos com atividades esportivas, ministradas por nossos educadores, que, duas vezes por semana, oferecem aulas gratuitas.

Por conta da pandemia do Covid-19, o Instituto Família Barrichello vem buscando maneiras de se adaptar à nova realidade e manter o ritmo de atividades e informação às crianças e adolescentes. Acreditamos que estimulando os alunos através de atividades virtuais, conseguiremos estreitar os laços de possíveis afastamentos familiares, assim como incentivar a prática de exercícios em ambiente seguro. Além disso, o confinamento a que estamos submetidos no momento requer atenção em diversos âmbitos, inclusive emocional e psicológico. Desta forma, sabendo que a prática regular de atividade física contribui para a melhora destes aspectos, o Instituto Família Barrichello está se dedicando a se reinventar para continuar funcionando durante este momento de adversidade, seguindo uma rotina o mais próxima possível da normal, focando no planejamento das atividades através de recursos digitais, na divulgação deste conteúdo buscando atingir mais famílias do que as que já são atendidas pelo projeto e interagindo com o público através das mídias sociais.