Guia de Atividades do Projeto ECA ensina 8 atividades diferentes mensalmente

Esse ano, mesmo retomando as atividades presenciais e com a vacinação contra a Covid-19 avançando no país, nós do Instituto Família Barrichello continuamos com a preocupação em estimular a criatividade de crianças e adolescentes e ajudá-las a encontrar dentro de casa um espaço seguro de desenvolvimento humano pelo brincar e pelo esporte.

Com o projeto Esporte e Cidadania em Ação – ECA, desde 2016, promovemos o desenvolvimento saudável de milhares de jovens nas regiões de São Paulo, como Zona Sul, Centro e Lapa. Essa iniciativa tem o objetivo de fortalecer os valores familiares e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.

No início da pandemia, foi preciso se adaptar para continuar alcançar esse público. Grande parte das crianças estavam em quarentena em casa com seus familiares e sem qualquer atividade educativa ou de lazer. Foi desse cenário que nasceu a ideia de desenvolver o Guia de Atividades do ECA, com apoio de toda a nossa equipe técnica.

Amanda Busch, coordenadora e gestora de projetos conta que “no início da pandemia, quando retomamos com o projeto, foi verificado que tinham pouquíssimas crianças participando das atividades, mas as famílias inscritas iam todos os meses para retirar a cesta básica. Com isso, pensamos em criar um guia, pois na região do extremo Sul de São Paulo principalmente, o acesso à internet é muito ruim, ou as famílias não têm recurso ou o sinal de fato não chega. Então, não poderíamos fazer apenas as atividades online, via vídeos”.

O Guia de Atividades impresso foi uma forma te atender quem estava em casa, mas também uma iniciativa que tem fortalecido o vínculo com as famílias e colaborando para a formação cidadã desses jovens, que foram incentivados a convidar seus pais e irmãos a praticarem as atividades também em casa. Mensalmente, ele é entregue para as famílias e se estabeleceu, a partir disso, uma avaliação para mensurar a qualidade das atividades. “Quando as crianças recebem o guia no início do mês, elas têm todo esse período para fazer as atividades, testar e explorar as informações que preparamos. E no mês seguinte, essa criança deve devolver uma avaliação para nós, sobre o que ele aprendeu, para que possa receber o guia de atividades seguinte”, conta Amanda.

São elaboradas 8 atividades diferentes todos os meses, e essas atividades são pensadas estrategicamente pelos nossos educadores.  A coordenadora explica que “as brincadeiras são adequadas e adaptadas para os poucos recursos que cada um tem em casa, com poucos materiais, que possam ser realizadas em espaços menores, diferente das ações presenciais que são feitas na quadra. Brincando e se divertindo, desafiamos corpo e mente”.

Instagram

Quer conhecer mais atividades do projeto ECA? Além do Guia de Atividades impresso, semanalmente nossa equipe do Projeto ECA desenvolve brincadeiras e jogos que são compartilhadas no IGTV do Instituto Família Barrichello.

Para conferir todas as atividades e se divertir com a família inteira, acesse nosso IGTV: https://www.instagram.com/instituto.barrichello/channel/

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email