Junho: mês de celebrações e conscientização no Viver Melhor Mogi

Festa Junina organizada pelos alunos e data de conscientização da violência contra a pessoa idosa marcam o período 

Celebrar é uma palavra constante nas iniciativas realizadas pelo Viver Melhor, projeto realizado pelo Instituto Família Barrichello que busca a promoção de qualidade de vida para as pessoas idosas. No mês de junho, não foi diferente: cerca de 200 alunos dos quatro núcleos mantidos pelo projeto na cidade de Mogi Mirim, no interior paulista, participaram da Festa Junina, que aconteceu no dia 13/06. A atividade foi completa: teve até casamento e correio elegante. 

“A Festa Junina realizada nos núcleos do projeto é um dos eventos fixos do nosso calendário. Ela celebra a tradição, a alegria e o espírito de coletividade, já que na ocasião os alunos se programam para trazer comes e bebes que são repartidos, além da decoração que é pensada por todos. Os professores ficam a cargo da programação que esse ano incluiu, além da esperada quadrilha, correio elegante e casamento com ‘padre’ e tudo!”, contou Paula Asbahr, gerente de projetos do Viver Melhor.   

Durante o evento, não faltaram sorrisos e risadas dos participantes – o que reafirma a importância da ação. Ao final da festa, muitos alunos aprovaram e parabenizaram os professores. As manifestações de alegria ganham ainda mais peso considerando que o mês de junho também é marcado pelo Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. 

“Enquanto instituição que luta diretamente para garantir os direitos da pessoa idosa, promover a festa no mês que enfatizamos a luta contra a violência à pessoa idosa é também uma forma de manifestarmos oposição e resistência a essa prática”, destacou a gerente de projetos. 

O Viver Melhor possui quatro núcleos em Mogi Mirim: Acojamba (Associação Comunitária Jardim Maria Beatriz), Clube São José, Ginásio Maria Paula (Vila Dias) e Ginásio do Tucurão. No momento, o projeto está em fase final de avaliação para o encerramento do ciclo. E se junho foi de celebrar, julho deve ser parecido: no dia 15/07 acontece a formatura da turma, às 8h, no Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva. “É o momento mais esperado do ano! Os alunos estão super empolgados e ansiosos”, concluiu Paula Asbahr.