O esporte como ferramenta social para crianças e idosos

Alinhar atividade física com educação é a forma que utilizamos para mudar a vida de milhares de pessoas

Muito se fala sobre esporte no Brasil, mas pouco sobre seus benefícios para além da atividade física.  O esporte é mais que movimento, ele é uma ferramenta para oportunizar saúde para as pessoas e ensinar diferentes valores, como trabalho em equipe, velocidade de raciocínio, resolução de conflitos, responsabilidade e perseverança, coisas que ficam marcadas para o resto da vida dos envolvidos.

Além disso, é uma forma muito poderosa de educar, dar valor às individualidades de cada um, aflorar seus talentos e expandir possibilidades de crescimento intelectual e motor. O mais interessante é que isso pode ser feito com pessoas de diferentes idades, desde crianças até idosos, pois é como diz o ditado: Nunca é tarde demais para aprender.

Em 2020 o Instituto Família Barrichello completará 15 anos de existência, com uma história de muito trabalho e superação por parte de todos os educadores e assistentes sociais que estiveram e estão conosco nessa caminhada. Mais de 16 mil pessoas já passaram por nossos projetos até hoje, nos programas voltados a crianças e adolescentes, como o ECA, e os programas voltados para idosos, como o Viver Melhor.

O objetivo de nossos projetos, vai além da atividade física, queremos fazer com que os alunos se sintam parte ativa da sociedade, seja ele um idoso, que tinha limitações de locomoção e agora tem autossuficiência, ou um adolescente, que percebe seu papel como cidadão e passa a ter senso crítico e protagonismo sobre o mundo que o cerca.

Vivenciamos milhares de momentos, observamos e participamos de centenas de histórias e estamos sempre olhando para o futuro para que todo esse ciclo se repita e que mais pessoas possam olhar para a frente e dizer: estou melhor comigo e estou melhor para o mundo.

O ano de 2019 se foi e agora inicia-se uma nova volta: 2020. Um ano para acelerarmos juntos e para sermos melhores a cada volta.