Projeto ECA dá continuidade ao trabalho em novo ciclo no interior paulista

Em Santa Bárbara d’Oeste, cerca de 190 crianças passam a ser atendidas no CIEP Prof. José Renato Pedroso

O Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação deu início em fevereiro às atividades no CIEP Prof. José Renato Pedroso, em Santa Bárbara d’Oeste. O trabalho realizado no novo núcleo instalado na cidade do interior paulista representa a continuidade do projeto que teve início em 2022, no CIEP Charles Keese Dodson. Atualmente, são atendidas cerca de 190 crianças na faixa etária dos 6 aos 11 anos, alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. O projeto tem capacidade para atender até 220 crianças.

De acordo com a coordenadora Katia Modesto, o atual projeto termina no próximo dia 31 de maio e o Instituto Família Barrichello está captando recursos para iniciar o próximo ciclo. “As ações no CIEP Prof. José Renato Pedroso representam a continuidade do trabalho. Nesta fase, acontecem a apresentação do projeto e as conversas com os responsáveis. Estamos em adaptação, mas em plena atividade”, contou Katia, reforçando o convite às empresas da região de Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba para participar do Projeto ECA. “Estamos captando recursos para o próximo ciclo e as empresas que queiram conhecer e aportar, podem entrar em contato conosco. As crianças merecem bons projetos, estruturados e com boa metodologia”, disse.

Apesar do pouco tempo de atuação, a diretora do CIEP Prof. José Renato Pedroso, Tatiane Rossi, já aponta os efeitos positivos que o projeto tem levado à escola. “O ECA trouxe uma nova perspectiva sobre o trabalho feito com as crianças, um novo olhar sobre os direitos delas. Ainda é o início, mas as crianças têm reagido positivamente, eles perguntam qual será a hora de participar das atividades e ficam bastante ansiosas. Nós já conversamos com os pais na semana passada e o retorno também foi muito bom. Nunca tivemos tanta participação dos pais como na última reunião. Isso é muito interessante. A perspectiva é realmente muito boa”, detalhou.

Perguntado sobre a dinâmica das primeiras aulas no novo núcleo, Rafael Bertelli, que atua como auxiliar da educadora Brenda Lopes no espaço, relatou que as crianças já estão assimilando o processo. “As atividades estão fluindo muito bem. A primeira modalidade que começamos a trabalhar foi o basquete, um esporte coletivo. Durante as aulas, nós transmitimos conceitos como o respeito ao próximo e a igualdade. Nós temos, por exemplo, uma tabela mais alta e uma mais baixa. Essa diferença gera um questionamento interessante e facilita a nossa abordagem, elas assimilam bem os conceitos”, concluiu.

Mais informações

O Instituto Família Barrichello atua há 17 anos com diferentes programas em organizações sociais, movimentos e espaços públicos localizados em bairros com registros de alta vulnerabilidade social e econômica. Para mais informações sobre o Projeto ECA, que é financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Caterpillar, podem ser obtidas por e-mail: katia@institutobarrichello.org.br  ou william@institutobarrichello.org.br.