Projeto ECA encerra atividades do ciclo 2022 com maratonas em Piracicaba 

Crianças e adolescentes dos três núcleos instalados na cidade participaram dos eventos na unidade local do Sesc 

O Projeto ECA – Esporte e Cidadania, que é realizado em Piracicaba pelo Instituto Família Barrichello em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), encerrou as atividades na temporada 2022 com duas maratonas, kids e esportiva, na primeira quinzena de dezembro. As atividades aconteceram no Sesc Piracicaba e reuniram as crianças e adolescentes atendidos nos três núcleos instalados na cidade: Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia, Centro Social do Santo Antônio e Escola Estadual Professor Francisco Mariano da Costa, no bairro Novo Horizonte. 

As maratonas kids são destinadas a crianças na faixa etária dos 6 aos 11 anos, enquanto os jogos esportivos atingem os adolescentes de 12 a 17 anos de idade. Em ambas, o objetivo é que os educandos exerçam a autonomia. “Na Maratona Kids, preparamos brincadeiras como ‘pega na linha’ e ‘estrela maluca’ para que as crianças brincassem juntas em um ambiente de amizade. A convivência entre eles é algo que nós trabalhamos nos núcleos”, contou a educadora Neusinha Ribeiro. “Para muitos aqui, estar fora da comunidade em que vivem é uma novidade. Recebi mensagens na véspera dizendo ‘amanhã é o nosso dia’. Isso é muito relevante”, completou. 

Além de Neusinha, os educadores Ana Urizzi, Gustavo Andrade, Jonathan Ferraz e Marinara Ocanha acompanharam as maratonas. “Neste primeiro ciclo em Piracicaba, tivemos um pouco de dificuldade no início, mas as famílias entenderam como funciona o processo. Sabemos que as famílias com quem trabalhamos enfrentam dificuldades e a pandemia as machucou muito. No começo, havia momentos em que a violência reverberava nas atividades, mas hoje o grupo convive junto isso foi uma conquista: saber conviver. São os educandos que estão nas comunidades e é fundamental que eles saibam agir coletivamente. A cada sementinha plantada nesses lugares, notamos quanto o trabalho compensa”, disse Marinara. 

De olho em 2023, Neusinha afirmou que o foco seguirá na convivência, mas também em ampliar o número de educandos nos núcleos. “O acolhimento com quem chega será importante e a convivência é algo que sempre podemos melhorar. O projeto é um incentivo ao descobrimento, pois entendemos que a atividade física protege vidas. Tudo que é bem feito agora, fará diferença no futuro. No longo prazo, é uma questão de saúde. A pandemia da Covid-19 prejudicou muito a criançada, mas aos pouquinhos elas estão aprendendo no projeto e levando esse aprendizado para casa, para a escola, com a mesma educação, autonomia e escuta”, relatou. 

Fundado há 17 anos, o Instituto Família Barrichello atua com diferentes iniciativas em organizações sociais, movimentos, escolas e espaços públicos localizados em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica. No Projeto ECA, que é financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado em Piracicaba pela Caterpillar, o objetivo é promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes utilizando o esporte, a atividade física e o brincar como ferramentas para o fortalecimento de valores familiares, competências pessoais, boa convivência em grupo, aprendizagem de habilidades psicossociais e motoras. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas no site institutobarrichello.org.br ou pelo Instagram @instituto.barrichello