Projeto ECA: transformações que impactam territórios

Valores transmitidos em brincadeiras, esportes e rodas de conversa têm o objetivo de contribuir para o fortalecimento das comunidades

A promoção do desenvolvimento humano e de competências pessoais, a capacidade de conviver em grupo e a aprendizagem de habilidades psicossociais e motoras são os compromissos assumidos pelo ECA – Esporte e Cidadania em Ação, iniciativa do Instituto Família Barrichello voltada para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. No projeto, o esporte é a ferramenta utilizada para transformar não apenas a vida de meninas e meninos, mas também os espaços públicos onde os núcleos estão instalados, sobretudo em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica. Afinal, os territórios geram identidade e despertam cuidados.

“O Instituto Família Barrichello tem o objetivo de combater a desigualdade e a exclusão social, por meio do esporte, em projetos capazes de promover impacto positivo na sociedade. Acreditamos que o esporte tem o poder transformador dentro das famílias e da sociedade, e é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento humano e redução das desigualdades. O Projeto ECA é espaço de brincar e de esporte, o que estimula, além da prática da atividade esportiva e o estilo de vida saudável, o desenvolvimento de competências socioemocionais para o fortalecimento de valores humanos, relações familiares e vínculos sociais e comunitários”, falou Ines Chamorra Modesto, assistente social do projeto.

Valores como bondade, cooperação, justiça, transparência e verdade são colocado em pauta a cada aula, seja através de uma brincadeira, modalidade esportiva ou roda de conversa. “São conceitos que fortalecem a sociedade. O Projeto ECA desafia a equipe de educadores do Instituto Família Barrichello a desenvolver estratégias para a promoção de uma vida social ativa. Todas as iniciativas buscam o desenvolvimento integral, especialmente focado na prática das competências socioemocionais e habilidades para a vida, com o objetivo de favorecer o sucesso dos indivíduos em todos os níveis”, destacou a assistente social.

Em Piracicaba, interior paulista, o ECA possui três núcleos, entre eles a Escola Estadual Professor Francisco Mariano da Costa, no bairro Novo Horizonte – o projeto também é desenvolvido no Ginásio Poliesportivo Roberto Filetti, no bairro Vila Sônia, e no Centro Social do Santo Antônio. Para a professora Neusa Ribeiro, o papel do Instituto é realizar ações que visam combater a desigualdade e a exclusão social, mas existe a necessidade de compreender a realidade dos educandos, de suas famílias e, claro, do território em que eles estão inseridos.

“Outro ponto importante é que os alunos conheçam seus direitos e deveres enquanto cidadãos, saibam atuar junto às suas famílias, na escola e em qualquer grupo do qual façam parte. Desenvolvemos ações de cidadania através do jogo e de brincadeiras com os alunos, onde inserimos pilares importantes para a convivência social, tais como autonomia, respeito, empatia, comunicação, autocontrole, entre outros. Nós temos sempre o objetivo de fortalecê-los de forma consciente, para que eles façam boas escolhas e que essas escolhas reflitam de algum modo em suas famílias e nas comunidades que frequentem”, afirmou Neusa.

A rede de apoio conferida pelo projeto aos educandos, incluindo assistente social e psicólogo, também contribui para a eficiência do trabalho. “Temos que ajudá-los a refletir sobre um projeto de vida ético e cidadão, e promover discussões com famílias sobre questões de cidadania participativa, orientando e ampliando a consciência a respeito da busca de direitos e dos serviços oferecidos na comunidade, além do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. O assistente social também atua nas comunidades para mapear e atender às necessidades, com base na escuta e no diálogo, em parceria com os equipamentos dos territórios”, finalizou Ines.

O Projeto ECA, financiado via Lei de Incentivo ao Esporte e patrocinado pela Caterpillar, é uma das ações idealizadas pelo Instituto Família Barrichello, que atua há 17 anos com diferentes programas em organizações sociais, movimentos e espaços públicos localizados em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica.Em Piracicaba, o projeto tem o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Mais informações sobre o Projeto ECA podem ser obtidas no site institutobarrichello.org.br, e-mail katia@institutobarrichello.org.br ou pelo Instagram @instituto.barrichello.