Projeto Viver Melhor retoma 100% online e abre portas para outras regiões do Brasil

O ano de 2020 nos deixou lições importantes. O Instituto Família Barrichello aprendeu a se aproximar das pessoas através de telas, seja do celular, da televisão ou do computador. Quebramos barreiras através do universo digital, ainda que muitas pessoas tenham dificuldade de acesso. Foi um período que motivou a equipe de educadores do Projeto Viver Melhor a criar novas formas para continuar contribuindo para um envelhecimento saudável, ainda que a distância.

A Gerente de Projetos, Dayane Alves, relata que foi um período que fez com que o Instituto Família Barrichello se unisse ainda mais para desenvolver novas habilidades de comunicação e contribuísse para que os idosos também se desenvolvessem no mundo digital.

“Durante o processo online, os professores elaboraram diversos vídeos tutoriais que ensinavam os idosos como baixar aplicativos, acessar a aula entre outros mecanismos necessários para que mantivéssemos a comunicação”, conta ela.

Com isso, para a surpresa de todos, foram mais de 1490 idosos atendidos no Viver Melhor São Paulo, que tiveram uma adesão surpreendente ao longo do ano, superando a nossa meta em 7%. Mas isso também exigiu da equipe mais criatividade em ações que não desestimulassem os alunos e para continuar se cuidando através da realização da atividade física online.

Agora, em 2021 o projeto continuará com as atividades totalmente online. Enquanto as atividades presenciais não forem possíveis, devido a pandemia. O Viver Melhor oferecerá duas aulas semanais de exercícios físicos e cognitivos de uma hora cada, com orientação de dois professores via redes sociais.

“Esse é um momento que devemos nos preservar para que em breve possamos celebrar a vida, juntos e com muitos abraços, assim como fazíamos nas aulas presenciais e cuidar da saúde mental e bem-estar físico”, explica Dayane.

Ampliando o projeto

Nesse período de isolamento social, os idosos têm se locomovido menos, por consequência se exercitando menos também, o que no processo de envelhecimento, é extremamente prejudicial, sendo fator negativo para uma velhice com maiores fragilidades.

Segundo Dayane, “precisamos proteger os idosos e colaborar para que eles fiquem de maneira segura em seus lares, respeitando o isolamento social, mas também é de extrema importância, levarmos a oferta de atividade física de forma segura e que promova saúde e bem-estar, mesmo nas condições adversas que estamos vivendo”.

Com o Viver Melhor online, isso possibilitou com que o Instituto Família Barrichello pudesse expandir e alcançar novas regiões, aumentando a sua área de abrangência. Esse ano o projeto será acessível para idosos e adultos em vulnerabilidade social em todos os cantos do país.

Inscrições Abertas

Se você conhece alguém que está na melhor idade, compartilhe com essa pessoa essa informação: as inscrições estão abertas e todo o processo será online, preservando o isolamento social.

Não perca a chance de se manter ativo dentro de casa.

Para participar e saber mais informações, basta entrar no link do grupo de Whatsapp!

Clique aqui para se inscrever