Projetos do Instituto Família Barrichello estimulam e fortalecem o diálogo sobre a paternidade ativa

Por meio do esporte, de brincadeiras e da assistência social o Instituto promove educação sobre o tema, fortalecendo o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social

Você sabe o que significa paternidade ativa? E mais do que isso, sabe como exercer a paternidade ativa no dia a dia? Uma coisa é certa, o papel de cuidar de uma criança vai além das funções atreladas a maternidade, e esse cenário muda a cada ano que passa no Brasil, com pais mais ativos, que participam e compartilham da criação de seus filhos.

Segundo a cartilha do Pai, documento divulgado pelo Ministério da Saúde, paternidade é “o ser pai, independentemente de como se tornou pai. Já a paternidade ativa são as ações, é o cuidado físico e emocional que se dá ao filho. É a maneira única de olhar, de falar, de cuidar da criança. Praticar a paternidade ativa também é compartilhar com sua parceira da decisão de ter ou não filhos e qual a melhor hora para tê-los. Esse envolvimento traz como possibilidade melhor qualidade de vida e a criação de vínculos afetivos mais fortes e saudáveis para todos(as)”.

O Instituto Família Barrichello acredita muito nos impactos positivos da relação pai e filho e nos valores da família. Principalmente porque temos como inspiração o nosso fundador, Rubens Barrichello, que exerce um papel ativo e importante na educação e formação dos seus dois filhos, que se reflete também na dedicação com o trabalho social que impacta há 17 anos milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Nos projetos e iniciativas do Instituto Família Barrichello, por meio do esporte, do brincar e da assistência social é transmitido e ensinado esse real significado da paternidade ativa desde cedo. O diálogo é um caminho para mostrar a importância de construir vínculos afetivos com a família. São essas ações que mostram como a paternidade ativa se reflete no desenvolvimento humano e formação dos jovens hoje, que poderão ser no futuro, pais.

“Infelizmente muitas crianças nos territórios onde atuamos sentem a falta de uma referência paterna amorosa e afetiva. Por vezes a imagem do masculino é agressiva, sem compromisso, é aquele que abandona, ou mesmo quando fica, garante a necessidade material, mas não abraça com o coração. Nesse sentido, desde o início do Instituto, acreditamos em referências masculinas e paternas éticas, que possam colaborar no processo educativo equilibrando com a referência feminina, na composição da equipe de trabalho. Isso cria um ambiente de diversidade e essas forças polares compõe olhares, visões e percepções que ajudam a desenvolver nas crianças e adolescentes, referências que afetam diretamente no fortalecimento da sua própria identidade. E fortalece o pensamento em torno de um modelo onde a força masculina e paterna é de alguém que cuida, que tá junto, que dá força, que abraça com carinho, que compõe e orienta.”

E para reforçar que família é a base no desenvolvimento e um valor importante para todo o time do instituto, convidamos alguns educadores para contarem quais são as ações que exercem diariamente a paternidade ativa.

Aperte o play e veja o que eles contam: https://www.instagram.com/p/ChpqX5lJJCh/