METODOLOGIA

Temos 5 programas, a partir dos quais desenvolvemos os nossos projetos:

Esporte e desenvolvimento humano

ESPORTE E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Desenvolver projetos de esporte educacional para crianças e adolescentes

Empoderamento feminino

EMPODERAMENTO
FEMININO

Desenvolver ações que reconheçam e promovam oportunidades justas para o gênero feminino

Família e comunidade

FAMÍLIA
E COMUNIDADE

Desenvolver apoio social e o fortalecimento de valores e vínculos comunitários junto às famílias em situação de vulnerabilidade

Jovem protagonista

JOVEM
PROTAGONISTA

Desenvolver ações que reconheçam e promovam oportunidades justas para o gênero feminino

Idoso em acão

IDOSOS
EM AÇÃO

Desenvolver prática regular e sistematizada de atividade física que promove um envelhecimento ativo com o fortalecimento da independência e autonomia da pessoa idosa.

eixos estratégicos

Além disso, contamos com 3 eixos estratégicos:

MOBILIZAÇÃO EM REDE
PROGRAMAS E PROJETOS
DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO
Eixos estratégicos

NOSSOS PROJETOS

Sistematização de práticas e relatos

O projeto desafia a equipe do Instituto Família Barrichello a sistematizar as aprendizagens significativas do ano, que agreguem valor e conhecimento ao trabalho desenvolvido. Além disso, os trabalhos passam por análise de uma comissão, e aqueles que obtém o melhor resultado são apresentados em um evento que é realizado em parceria com outras instituições.

Projeto Roda de Conversa

O projeto visa qualificar educadores de ONGS e professores de escolas públicas em educação pelo esporte e educação pautada em valores.

Esporte e cidadania em ação

No Projeto ECA – Esporte e Cidadania em Ação as crianças encontram um espaço de desenvolvimento humano pelo brincar e pelo esporte, onde uma equipe técnica formada por educadores e assistentes sociais oferecem um atendimento adequado, fortalecendo vínculo com as famílias e colaborando para a formação cidadã dos adolescentes.

Projeto IBKart

O Projeto IBKart é fruto de um sonho do piloto Rubens Barrichello e tem por intenção estabelecer constantemente um paralelo de reflexão entre guiar um carro em uma pista e guiar a vida no mundo.

Estrategicamente, nossas ações estão alinhadas a 10, dos 17 ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável:

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030."