QUEM SOMOS

Rubinho cresceu e preservou aquela vontade de contribuir para uma sociedade mais igualitária. Durante muitos anos, fez doações para ajudar instituições e, em 2005, decidiu abrir um Instituto para promover o desenvolvimento humano. E nada poderia ser mais positivo do que a união entre duas grandes paixões: o esporte e o impacto social.

Assim nascia o Instituto Família Barrichello, entidade sem fins lucrativos, para combater a desigualdade e exclusão social por meio do esporte, em projetos inovadores capazes de promover mudanças de comportamento e criar possibilidades a todas as pessoas, desde crianças até idosos.

Atuamos em organizações sociais, movimentos, escolas e espaços públicos localizados em bairros com registro de alta vulnerabilidade social e econômica, promovendo a cidadania participativa, ampliação da consciência de direitos e deveres, cultura de paz e o estímulo a ações protagonistas.

Tudo isso é realizado por meio de estratégias para fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo mais saúde e bem-estar e com o apoio de políticas públicas para o desenvolvimento humano.

O esporte, a atividade física e o brincar são as nossas ferramentas para a transformação. É com elas que promovemos educação e qualidade de vida. Afinal, um jogo, com suas regras e trabalho de equipe, é uma representação do funcionamento da sociedade, em que é fundamental seguir valores, respeitar o próximo e trabalhar em grupo.

Missão

Promover o desenvolvimento humano por meio da educação pelo esporte, gerando melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras de baixa renda.

Crença

O esporte tem o poder transformador dentro das famílias e da sociedade.

Valores

Justiça

Verdade

Bondade

Transparência

Cooperação

Inovação

LINHA DO TEMPO

Passe o mouse em cima de cada item e saiba mais:

FUNDAÇÃO DO INSTITUTO

Em 13 de julho, Rubinho cria o Instituto para promover o desenvolvimento humano, unindo suas grandes paixões: o esporte e a vontade de transformar a realidade de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

2005

INÍCIO DO PRIMEIRO PROJETO EM SÃO PAULO

É implementado o primeiro projeto voltado a adolescentes, tendo o basquete como linguagem de conexão com jovens da periferia de Interlagos e Capão Redondo. Inicia o projeto de inclusão digital de idosos, na região de Interlagos.

2006

PRIMEIRA PARCERIA

Realizada parceria com o Instituto Passe de Mágica - da ex-atleta de basquete, Magic Paula - para atender crianças de 6 a 10 anos da favela Vila da Paz, em Interlagos.

2007

INÍCIO DA NOSSSA PARTICIPAÇÃO NA REMS

O Instituto começa a participar da Rede Esporte pela Mudança Social (REMS) para partilhar conhecimento e influenciar políticas públicas.

2008

SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS

Sistematiza os processos de monitoramento e avaliação das ações. Elabora os primeiros projetos para a Lei de Incentivo ao Esporte, visando ampliar as metas de atendimento.

2009

IMPLEMENTAÇÃO DOS PRIMEIROS NÚCLEOS

Implementa núcleos de Educação pelo Esporte em Basquete nas cidades de Nova Odessa e Itupeva e na região de Perus, com apoio da CCR Autoban.

2010

INÍCIO DO PROJETO IBKART

Desenha e implementa o Projeto Ibkart, esporte que é a paixão de Rubinho.

2011

INÍCIO DO PROJETO VIVER MELHOR

Projeto de atividade física no envelhecimento é implementado nas periferias da Zona Leste de São Paulo.

2012

PARTICIPAÇÃO NA DESIGN TO MOVE

Participação no Instituto na Plataforma Design to Move, em Portland, que mobilizou educadores e líderes de organizações de cinco continentes para criar um plano de ação de enfrentamento à epidemia de inatividade física mundial.

2013

AMPLIAÇÃO DO PROJETO VIVER MELHOR

O atendimento a idosos duplica no projeto de atividade física.

2014

PRIMEIRA MARATONA DE SISTEMATIZAÇÃO

Realiza a Primeira Maratona de Sistematização de Práticas em Esporte e Desenvolvimento Humano, em parceria com o Cepeusp/Prodhe, Instituto Passe de Mágica e Fundação Gol de Letra.

2015

LIDERANÇA DA REMS

O Instituto candidata-se e é eleito para secretariar a Rede Esporte pela Mudança Social(REMS). Implementa núcleos de atendimento a crianças e adolescentes nas regiões da Cracolândia, de Parelheiros e Marsilac.

2016

SISTEMATIZAÇÃO DE PRÁTICAS

O Instituto lança sua primeira publicação, o Guia do Educador, organizado pela equipe técnica, que apresenta os princípios de desenvolvimento humano e conteúdos sobre mediação de conflitos (comunicação não violenta). Realiza o evento Esporte na Rua, com mais de 100 organizações da REMS, mobilizando milhares de pessoas em todo o Brasil para celebrar os dez anos da rede.

2017

AMPLIAÇÃO DA MUDANÇA SOCIAL

Reeleito para a Secretaria Executiva da REMS, o Instituto desenha projetos para fortalecer o Esporte pela Mudança Social em outras regiões do Brasil. Realiza a Semana Internacional do Esporte.

2018

INÍCIO DO PROJETO RODA DE CONVERSA

Por meio do Projeto Viver Melhor, com apoio do Itaú, e do Projeto Esporte e Cidadania em Ação, o Instituto atende mais de três mil pessoas. O Projeto Roda de Conversa é implementado, capacitando educadores do extremo sul de São Paulo, de Taubaté e de mais 20 prefeituras do Vale do Ribeira.

2019

COMPLETAMOS 15 ANOS DE EXISTÊNCIA

O Instituto celebra 15 anos de existência. Nessa trajetória atendemos mais de 16 mil pessoas, mais de 3 mil semanalmente em 2019.

2020

nossos diferenciais

O Instituto Família Barrichello possui uma metodologia própria para condução de cada projeto e atividade. O principal ponto, que faz do Instituto referência no terceiro setor, é o acompanhamento da evolução humana (física, emocional e intelectual) de cada um dos participantes que atendemos.

impacto e abrangência

  • 2.000 idosos

    900 crianças e adolescentes

    100 formação de professores

  • 5.400 idosos

    3.510 crianças e adolescentes

    1.500 formação de professores

  • 22 para idosos

    22 para crianças e adolescentes

    10 para formação de professores

  • 18 para idosos

    8 para crianças e adolescentes

    2 para formação de professores

A equipe

NOSSA EQUIPE

PRESIDENTE

Rubens Gonçalves Barrichello


VICE-PRESIDENTE

Monica Blatyta


CONSELHEIROS

Marcelo Borges


CONSELHO FISCAL

Luiz Gatti

Felipe Giaffone


DIRETOR EXECUTIVO

William Boudakian


SUPERVISOR ADMINISTRATIVO

Julio Cesar Alves dos Santos


ASSISTENTE ADMINISTRATIVO

Sahur Aguiar da Silva


SERVIÇO SOCIAL

Ivanise Helena Lopes dos Santos

Viviane Alves dos Santos


COORDENAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS

Amanda Busch Rigo Neves Bezerra

Alessandro Amantino Costa

Ana Luiza de Araujo Carrança

Dayane Alves da Silva


SUPERVISÃO TÉCNICA

Cristiane Peixoto Marins Rocha

Regina Helena Conceição de Oliveira


ANALISTA DE PROJETOS VIVER MELHOR

Marcelo Marins Rocha 


PROFESSORES VIVER MELHOR

Andressa Abrunhosa Bertinato

Camila Gonçalves Moreno Bastos Affonso

Carina Silva Correa

Marília Miraglia Durú

Mayra Matias Fernandes


PROFESSORES AUXILIARES VIVER MELHOR

Bianca de Araújo Evangelista

Bruno de Paula Serafim

Gabriel Ladeira Rosa Carvalho

Letícia Pereira Fogaça

Nina Alessandra Brandão

Vagner Pereira Santana


PSICÓLOGA

Natalia Araújo de Souza


EDUCADORES/AS ECA ZONA SUL

Bruno Alexandre Ferreira

Camila de Souza Lacerda

Jonatas França de Carvalho

Neusa Maria Ribeiro

Thalia De Fátima Rodrigues Cunha


ESTAGIÁRIOS/AS ECA ZONA SUL

Bruno Siqueira Silva

Fernanda Santos Nobrega

Kethleen Rodrigues Alcantara

Raphaela Gomes da Silva


EDUCADORES AUXILIARES ECA CENTRO

Leidiane Delmondes Sommer

núcleos de atendimento

Saiba qual o núcleo mais próximo da sua casa!

Utilize o mapa abaixo para pesquisar, clique no capacete do Instituto para consultar o endereço, horários e telefone de contato.