Eixo 5 - Programa Cultura, Memória e Tradição

A música como alimento do corpo e da alma 

A música é muito mais do que uma simples forma de entretenimento. Ela é um alimento essencial tanto para o corpo quanto para a alma humana. Desde tempos imemoriais, a música está presente no cotidiano da humanidade desempenhando papel fundamental no desenvolvimento físico, emocional, mental, espiritual e social dos indivíduos e seus povos.

Quando ouvimos uma melodia, nosso corpo reage de maneira intrínseca, com o ritmo pulsando em sincronia com nossos batimentos cardíacos e nosso movimento natural. A música tem o poder de elevar nosso estado de ânimo, gerar conexão com a essência e a ancestralidade, estimular a liberação de hormônios positivos e promover o bem-estar. Além disso, a prática de tocar um instrumento ou de cantar melhora a coordenação motora, a concentração e a memória, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.

Por Luís Felipe Zanetti  – Educador e Facilitador Cultural

     1.2.    Oficinas: Musicalidade, Artefatos e práticas tradicionais

 

     1.2.1.     Oficinas musicalidade, memória e ancestralidade

É composta por três módulos o tema “música como alimento do corpo e da alma” por meio de dinâmicas musicais criativas e divertidas que se utilizam da percussão corporal e movimentos simples, de experimentações, exercícios e práticas de instrumentos como pandeiro, alfaia, atabaque, agogô, tamborim, caixa etc; bem como de cantos tradicionais e populares. 

Além disso, todos os módulos possuem momentos de explanação teórica fundamentada em estudos e bibliografias ligadas ao tema, que resgatam o patrimônio cultural imaterial e material local, fazendo a interconexão com a ancestralidade das comunidades atendidas, possibilitando o compartilhamento de saberes por meio da história oral e vivências entre os “mais velhos” e as crianças e jovens participantes das atividades.

 Módulo 1

1- Acolhimento musical/ Apresentação

     a) dinâmicas musicais para apresentação minha e dos participantes; bem como para interação entre todos

     b) apresentação do curso e de sua programação

2- A música e a percussão como alimento do corpo e da alma

     a) A importância da música na vida humana

     b) Os benefícios físicos, emocionais e mentais; desenvolvimento cognitivo

     c) Música e a alma

3- Prática musical

    a) Percussão corporal

    b) Pandeiro

    c) Instrumentos de bloco percussivo

Módulo 2

4- Acolhimento musical

    a) Dinâmica musical com percussão corporal e movimento

5- Música e percussão

     a) Conceitos e contextos

     b) História

     c) Origem, usos e características dos instrumentos e ritmos utilizados no curso.

6- A música e a percussão como alimento do corpo e da alma

     a) Música com expressão cultural e identitária

     b) Música como comunicação e conexão

     c) Música, memória e ancestralidade

7- Prática musical

     a) Percussão corporal

     b) Pandeiro

     c) Instrumentos de bloco percussivo

 

Módulo 3

8- Acolhimento musical

     a) Dinâmica com percussão corporal

9- A música e o tambor como alimento do corpo e da alma

     a) Música e seu poder de cura

     b) Música com instrumento de transformação social

10- Prática musical

     a) Percussão corporal e percussão não convencional

     b) Pandeiro

     c) Instrumentos de bloco percussivo

11- Jornada Sonora

     a) Relaxamento meditativo conduzido por sons e instrumentos terapêuticos

12- Conclusão, avaliação e reflexão sobre o curso

      1.3.  Oficina de Artefatos, brinquedos e objetos tradicionais

Contribuir para o resgate da memória e história local por meio de atividades lúdicas e formativas sobre artefatos, brinquedos e objetos tradicionais que ajudam a compor o processo história e a identidade da comunidade.