Eixo 5 - Programa Cultura, Memória e Tradição
A música como alimento do corpo e da alma
A música é muito mais do que uma simples forma de entretenimento. Ela é um alimento essencial tanto para o corpo quanto para a alma humana. Desde tempos imemoriais, a música está presente no cotidiano da humanidade desempenhando papel fundamental no desenvolvimento físico, emocional, mental, espiritual e social dos indivíduos e seus povos.
Quando ouvimos uma melodia, nosso corpo reage de maneira intrínseca, com o ritmo pulsando em sincronia com nossos batimentos cardíacos e nosso movimento natural. A música tem o poder de elevar nosso estado de ânimo, gerar conexão com a essência e a ancestralidade, estimular a liberação de hormônios positivos e promover o bem-estar. Além disso, a prática de tocar um instrumento ou de cantar melhora a coordenação motora, a concentração e a memória, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo.
Por Luís Felipe Zanetti – Educador e Facilitador Cultural

1.2. Oficinas: Musicalidade, Artefatos e práticas tradicionais
1.2.1. Oficinas musicalidade, memória e ancestralidade
É composta por três módulos o tema “música como alimento do corpo e da alma” por meio de dinâmicas musicais criativas e divertidas que se utilizam da percussão corporal e movimentos simples, de experimentações, exercícios e práticas de instrumentos como pandeiro, alfaia, atabaque, agogô, tamborim, caixa etc; bem como de cantos tradicionais e populares.
Além disso, todos os módulos possuem momentos de explanação teórica fundamentada em estudos e bibliografias ligadas ao tema, que resgatam o patrimônio cultural imaterial e material local, fazendo a interconexão com a ancestralidade das comunidades atendidas, possibilitando o compartilhamento de saberes por meio da história oral e vivências entre os “mais velhos” e as crianças e jovens participantes das atividades.
Módulo 1
1- Acolhimento musical/ Apresentação
a) dinâmicas musicais para apresentação minha e dos participantes; bem como para interação entre todos
b) apresentação do curso e de sua programação
2- A música e a percussão como alimento do corpo e da alma
a) A importância da música na vida humana
b) Os benefícios físicos, emocionais e mentais; desenvolvimento cognitivo
c) Música e a alma
3- Prática musical
a) Percussão corporal
b) Pandeiro
c) Instrumentos de bloco percussivo
Módulo 2
4- Acolhimento musical
a) Dinâmica musical com percussão corporal e movimento
5- Música e percussão
a) Conceitos e contextos
b) História
c) Origem, usos e características dos instrumentos e ritmos utilizados no curso.
6- A música e a percussão como alimento do corpo e da alma
a) Música com expressão cultural e identitária
b) Música como comunicação e conexão
c) Música, memória e ancestralidade
7- Prática musical
a) Percussão corporal
b) Pandeiro
c) Instrumentos de bloco percussivo
Módulo 3
8- Acolhimento musical
a) Dinâmica com percussão corporal
9- A música e o tambor como alimento do corpo e da alma
a) Música e seu poder de cura
b) Música com instrumento de transformação social
10- Prática musical
a) Percussão corporal e percussão não convencional
b) Pandeiro
c) Instrumentos de bloco percussivo
11- Jornada Sonora
a) Relaxamento meditativo conduzido por sons e instrumentos terapêuticos
12- Conclusão, avaliação e reflexão sobre o curso
1.3. Oficina de Artefatos, brinquedos e objetos tradicionais
Contribuir para o resgate da memória e história local por meio de atividades lúdicas e formativas sobre artefatos, brinquedos e objetos tradicionais que ajudam a compor o processo história e a identidade da comunidade.