Não foi um dia qualquer

Não era a manhã de um sábado qualquer. Apesar do frio, o teatro do Centro Cultural Profº Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, em Mogi Mirim, estava lotado às 8h da manhã. O momento vivido no último 15 de julho era o mais aguardado do ano para 240 alunos do projeto Viver Melhor, realizado pelo Instituto Família Barrichello para promover qualidade de vida para as pessoas idosas. Afinal, era a formatura deles. No palco, sorrisos indicavam que o objetivo havia sido conquistado.

O diploma, porém, configurava mero detalhe. O propósito atingido e celebrado naquela data era o da garantia dos direitos da pessoa idosa, de vidas que recobraram autoestima e motivação para enfrentar com dignidade e energia os desafios do dia a dia. “Eles fazem os exercícios com muita animação, já começam o dia motivados. Sabemos que muitos deles enfrentam desafios para participar das aulas e, portanto, que as atividades são prioridades na vida deles. É contagiante”, conta o educador Marcelo Floriano.

O Viver Melhor possui quatro núcleos em Mogi Mirim: Acojamba (Associação Comunitária Jardim Maria Beatriz), Clube São José, Ginásio Maria Paula (Vila Dias) e Ginásio do Tucurão. São duas aulas semanais para cada turma. A formatura é o ápice do ciclo anual, quando são celebradas coletivamente tantas histórias humanas e vitórias pessoais. A festa, claro, superou as expectativas.

Assim que as portas se abriram, a animação tomou conta de cada pedacinho do teatro. Coreografias, músicas, reflexões e agradecimentos aos parceiros do projeto foram expressados do primeiro ao último minuto, e aumentavam o tom a cada intervenção dos  professores – Daniel Capra, Marcelo Hunger, Marcelo Floriano e Thais Bordignon. O  diretor executivo do Instituto Família Barrichello, William Boudakian, e a gerente do Viver Melhor, Paula Asbahr, foram os ‘mestres de cerimônia’ de um momento mágico para as pessoas idosas.

“Fechem os olhos, vamos tocar o coração”, pediu Paula para a obediente plateia. Foi o primeiro momento de silêncio daquela manhã – e possivelmente os minutos que mais mexeram com os sentimentos instalados no interior de cada formando.

O êxtase foi comandado por uma personagem que os alunos aprenderam a amar da mesma forma como ela demonstra amá-los: Cristiane Peixoto, grande responsável pelo desenvolvimento do Método Águia, que guia o projeto. O sistema, pilar do Viver Melhor, consiste resumidamente na promoção de quatro momentos vivenciados durante as aulas: trabalho neuromotor, força muscular, cardiovascular e flexibilidade. Cristiane, tão à vontade no palco com a energia que recebe das cadeiras e arquibancadas, começou a projetar a metodologia em 1999, ainda na graduação, já preocupada com o processo de envelhecimento. Visão de águia, certamente.

A formatura teve o carimbo da perspectiva com a qual o Instituto Família Barrichello atua há 18 anos: servir é a prioridade. Promover o desenvolvimento humano por meio da educação pelo esporte, gerando melhor qualidade de vida para as famílias brasileiras de baixa renda é a missão. Bondade, cooperação, inovação, justiça, transparência e verdade são os valores. Simples assim.

Simples como a curta mensagem de Antonio José Vidolin, de 72 anos, orador da turma de formandos do Clube São José, dirigida aos educadores: “Vocês não têm ideia do bem que fazem para nossas vidas”. Nada a acrescentar. Não precisa.

Parabéns, formandos! Desfrutem a vida.