Paternidade ativa é cuidar de quem a gente ama

Nós já te contamos aqui a importância damos sobre os valores da família, que vão além do nosso nome, Instituto Família Barrichello. Por isso, esse mês te convidamos para refletir sobre o que é paternidade ativa, que não significa apenas sobre a importância da presença da figura física do homem dentro da família ou da simples denominação de “ser pai”.

Dentro do instituto, temos como referência de paternidade ativa nosso fundador Rubens Barrichello, que exerce não só um papel importante para a sua família, mas oferece cuidado, carinho e incentiva o esporte para os seus filhos, se dedica ao automobilismo, e por meio do seu papel social, também acelera milhares de vidas de diversas crianças, adolescentes e idosos. Acreditamos que é por meio de ações, que a paternidade ativa é representada diariamente, principalmente com cuidado físico e emocional.

A paternidade também vai além do nome na certidão, apesar do número alarmante no Brasil de quase 100 mil crianças nascidas em 2021 não terem o nome do pai no registro civil, segundo dados do Conselho Nacional de Justiça, e que mais de 11 milhões de famílias são formadas por mães solteiras, segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O exercício da paternidade é sobre ser responsável pelo próximo, e por isso, temos a preocupação em ensinar para a nova geração que em pequenos atos a importância da presença paterna na família. O Diretor, William Boudakian conta que dentro do Instituto Família Barrichello, a equipe técnica se dedica a pensar em ações e projetos para ensinar crianças e adolescentes por meio do brincar, o real significado da paternidade ativa, abrindo espaço para o diálogo de um tema tão importante.

“Em algum momento dessa vida, as chances dessas crianças e jovens no futuro serem pais é grande, então cabe a nós mostrar que o papel do homem na sociedade e a cultura sobre a figura paterna”, explica William. O Instituto Família Barrichello atende famílias em vulnerabilidade social, então é importante escutar e falar da importância sobre os reflexos da paternidade ativa em uma sociedade, e que isso reflete na diminuição da desigualdade de gênero, da violência doméstica, preconceitos, e que inclusive é um fator de saúde.

Ensinando com jogos e brincadeiras, nós mostramos como exercer a paternidade ativa desde cedo, e construímos vínculos afetivos mais fortes, para que essas crianças possam ter cuidado e atenção com o próximo e com os seus filhos no futuro. Paternidade é cuidar de quem a gente mais ama.

Paternidade ativa além do Instituto Família Barrichello

Além de nós, há muitas iniciativas que trabalham para desenvolver a paternidade ativa, no Brasil e no mundo. Te convidamos a conhecer um pouco de duas delas.

A MenCare é uma campanha global de paternidade ativa em mais de 50 países nos cinco continentes, coordenada pelo Promundo e Sonke Gender Justica, com a missão em promover o envolvimento dos homens como pais e cuidadores equitativos e não violentos, a fim de alcançar o bem-estar familiar, igualdade de gênero e melhor saúde para mães, pais e filhos.

A organização Promundo, instituição brasileira nessa campanha, incentivando a participação dos homens no cuidado paterno para promover a equidade de gênero, construiu o Programa P – Manual para o exercício da paternidade e do cuidado, um trabalho que contribui para o questionamento dos modelos dominantes de masculinidade, incluindo a mudança na dinâmica da divisão do trabalho doméstico entre homens e mulheres para além da participação do homem no cuidado de seus filhos e filhas.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email