Projeto Karu​

Apoia, desenvolve e contribui para o aprimoramento e capacitação, compartilhamento e desenvolvimento técnico e tecnológico de boas práticas de agricultura familiar, sustentável, de segurança alimentar e economia criativa em comunidades tradicionais reconhecidas como territórios indígenas. As ações são realizadas por meio de Termo de Parceria, representação, intermediação, apoio e patrocínio através de programas multidisciplinares, divididos em seis eixos de atendimento social:  

Núcleo 1 – Aldeia Tupinambá Serra do Padeiro: a primeira comunidade tradicional atendida

     A comunidade indígena tupinambá da Serra do Padeiro (Bahia) foi escolhida para receber as primeiras ações do Projeto Fome Zero Integral e Sustentável do Instituto Família Barrichello, que através do Projeto Karu, oferecerá os eixos de atendimento social, por meio de um Termo de Parceria para impulsionamento de projetos próprios, customizados, apoiando as práticas sustentáveis já existentes na aldeia.

O POVO TUPINAMBÁ E A SERRA DO PADEIRO

   O território, localizado em Buerarema (sul da Bahia) abriga a casa central e outras habitações geminais onde mora parte da família extensa, mas também a Casa de Reza, a Casa de Farinha, a sede da Cooperativa Agropecuária Tupinambá Boiadeiro Indígena, o Colégio Estadual Tupinambá Serra do Padeiro (CEITSP), alojamento dos professores, a rádio comunitária Tupinambá FM, o Posto de Saúde, o Posto Odontológico, a Barcaça para secagem de cacau e café; e a futura sede da Casa de Memória, antiga moradia do primeiro patriarca e pajé, João de Nô (João Ferreira da Silva,1905-1981), pai do Pajé, seu Lírio. Esses atributos, somados ao fato de o sítio se situar praticamente no centro geográfico da aldeia, fazem dele sua sede. Estabelecendo ali uma espécie de base para as sociabilidades no território”.
   A aldeia é uma das vinte e duas comunidades que integram o Território Indígena de Olivença, apresenta características diferentes das outras comunidades. Localizada numa região de Serras cujo bioma é composto por Mata Atlântica, abrange parte dos municípios de Buerarema e Una. Há o aproveitamento da terra com a agricultura familiar e o plantio de mandioca, feijão, milho, batata, quiabo, hortaliças e várias espécies frutíferas, além da criação de aves e caprinos.

Oficina: Musicalidade, Artefatos e práticas tradicionais – realizada em abril de 2024 (fotos abaixo)

Projeto Karu – Fotos da Aldeia Indígena Serra do Padeiro